Este parque é relativamente novo - 1994.
Faz parte de uma sequëncias de parque que margeiam o Rio Barigui.Os principais são o Barigui, sobre o qual já escrevi, o Tingui e o Tanguá, sendo que este último não é próprio para treinos de corrida, tendo em vista ter o relevo muito acidentado.
O Parque Tingui foi inaugurado em 1994, com 380 mil m² de área, às margens do rio Barigui. Possui lagos, pontes de madeira cobertas, parque infantil, ciclovia e bastante área verde.
Uma ótima opção de lazer em Curitiba.
O Memorial Ucraniano é uma das principais atrações do Parque.
O Parque Tingui fica bem próximo do Barigui e quase se encontram nas suas extremidades. O Tingui fica um pouco acima, considerando a correnteza da água do Rio Barigui
Neste parque é disputada a tradicional Corrida da Lua Cheia, que acontece todos os meses, nas quartas-feiras semana da lua cheia. Esta prova é a mais antiga em disputa do estado do Paraná. A que mais vezes aconteceu. Está na 56a. edição.
O parque tem 2 pistas. Uma para corrida e caminhada e outra para ciclismo (bicicleta).
No geral as pistas estão em boas condições de conservação, exceto em pequeno trechos, onde o asfalto se soltou ou nos pontos onde foi mexido em razão das obras de revitalização do parque.
Uma volta tem aproximadamente 5Km.
A maior parte da pista é por dentro da mata ciliar do Rio Barigui. Nos dias de sol forte é mais fresco e melhor para o treinar.
A pista não tem marcação regular. As marcas existentes são da Corrida da Lua Cheia, porém parte do percurso desta corrida é pela rua que margeia o parque.
Na parte superior do parque (próxmo da rua Fredolin Wolf) tem aparelhos de ginástica para aquecimento e alongamento.
Tem banheiros públicos na parte superior, atrás da casa da Guarda Municipal e no memorial ucraniano, que está localizado mais próximo da parte inferior do parque.
Do outro lado do parque, tem campo de futebol de areia, quadra de futebol de salão e basquete e um play graud e outros brinquedos para as crianças.
O acesso ao parque é pelas ruas José Vale e Fredolin Wolf para que vem de Santa Felicidade, lado inferior e superior, respectivamente.
De carro, para quem está no centro, o melhor acesso é seguindo pela av. Manoel Ribas até o sinaleiro que avista o portal de Santa Felicidade. Neste ponto vira à direita e segue por esta rua mais ou menos 1Km. Margeia o Rio Barigui e vira à esquerda, numa ponte de madeira de cruza o rio e já está dentro do parque, na parte inferior.
No parque podemos encontrar com certa facilidade animais silvestres, como saguis, patos, marrecos e as tradicionais capivaras, que habitam o lugar desde a sua criação.
O nome do parque é uma homenagem aos índios tinguis que habitavam a região no tempo de sua colonização pelos portugueses. Uma estátua representando o cacique Tindiqüera, da tribo Tingüi,
está colocada na entrada do Parque. Os índios tinguis cooperavam e prestavam serviços para os colonizadores europeus.
O cacique Tindiquera, líder da tribo Tingui, cuja estátua fica na entrada do Parque,conta-se que indicou aos colonizadores o local onde seria instalada a Vila Nossa
Senhora da Luz dos Pinhais, hoje Curitiba.
Recentemente o parque recebeu algumas melhorias, como área de escape da água para contenção de enchentes.
Tem transporte publico feito por jardineiras da Linha Turismo que partem da Praça Tiradentes, com vários paradas, nos principais pontos turísticos de Curitiba.
Outras dicas da série ONDE TREINAR EM CURITIBA (clique para acessar a publicação)
Parque Bacacheri
Jardim Botânico
Parque Barigui
Parque São Lourenço
Bacanas as fotos, Julian. Parabéns. Abraços. Alexandre.
ResponderExcluirValeu Alexandre,
ExcluirObrigado pela visita.
Abraços,
Julian
Nossa que bacana suas dicas sobre os parques e lugares para treinos, parabéns pela iniciativa, um grande abraço,
ResponderExcluirLuciana Budke
Nutricionista
Luciana,
ResponderExcluirObrigado pela visita e pelo elogio.
Esse feedback ajuda a avaliar se estamos no caminho certo.
Valeu,
Julian
Nao sou de ctba e minha irma se mudou proximo a esse parque, estou de visita e a dica ajudou muito para amanha praticar um pouco!!! Obrigada!!
ResponderExcluirfaltou falar do parque atuba....fica a dica!!!!!!
ResponderExcluirBoa noite, sou do Pará e sempre vou à Curitiba, e nem sabia que tinha espaço específico para corredores, fiquei super feliz por saber e pelas dicas. Em dezembro estarei aí mais uma vez e vou fazer questão de ir correr uns 10km, duas voltinhas aí nesse parque maravilhoso, com essa vista mais linda ainda, pra eu tirar minhas selfie e postar no meu grupo de atletismo. Valeu pela dica. 🏃🏻♀️👍🏼
ResponderExcluir