Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 6 de junho de 2016

MARATONA DO RIO DE JANEIRO - fotos

No dia 29 de maio de 2016 participei da Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Este mesmo evento tem outras dias corridas que acontecem junto. A Meia Maratona e a Corrida Family Run. 

Vou falar um pouco destas duas últimas, pois também são provas importantes , com distancias menores. A Family Run são 6 km. Porém meu foco será a maratona.

No total tinham em torno de 29 mil inscritos na 3 provas. Sendo 8.500 na maratona, 13.500 na meia maratona e 7.000 na Family Run.

A Family Run é disputada no Aterro do Flamengo, na distância de 6 km. Vai 3 km e retorna 3 km, num percurso totalmente plano.


A Meia Meia Maratona larga da Barra da Tijuca, no início da Praia do Pepê, sobe o viaduto e entra no túnel e elevado do Joá. Passa por São Conrado, Av. Oscar Niemeyer, Praia do Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo, túnel e chegada no Aterro do Flamengo.

A Maratona larga da Praça do Pontal do Tim Maia, Recreio do Bandeirantes, Av. Lúcio Costa, percorre toda a extensão das praias da Barra da Tijuca, passa pela largada da Meia Maratona, na Praia do Pepê e segue o mesmo percurso daquela prova até a chegada no Aterro do Flamengo.

Kit da prova
A largada geral da maratona foi as 7h30min. Temperatura de 24 graus. Depois de 4 km estava 26 graus e foi subindo. Na chegada, por volta das 11h estava em torno de 30 graus. 

Senti bastante o calor, embora a temperatura estivesse baixa para a média do Rio de Janeiro. Porém, para um corredor acostumado com o clima de Curitiba, fez a diferença.

Outro fator que estranhei foi correr mais de meia maratona na beira mar, totalmente plano. Nunca tinha tido uma experiência assim. E senti dificuldade para vencer a distância. Parecia que não chegava nunca no ponto d largada da meia maratona.

Por outro lado, foi uma experiência muito gratificante correr esta prova. Embora seja praticamente toda ela plana - a elevação máxima é de 22m -, não considero uma prova para fazer melhor tempo. Justamente pelo mesmo tipo de terreno e pelo clima, quente e úmido (próximo do mar).

A sensação de correr o tempo todo tendo o mar do lado direito foi muito boa. A todo o momento olhava para as ondas que batiam na praia. Escutava o barulho do mar. Da água batendo na areia. Muito gostoso.

Como disse, cansei bastante senti faltar forças para manter o mesmo ritmo, principalmente nos últimos 10 km.  Mas, consegui chegar sem dores e num tempo muito bom. Fechei com o tempo líquido de 3h52min.

Também participaram da Maratona do Luiz Alves e a esposa Cleide Vasconcelos Alves - #Julianrunner. Encontrei-os antes da largada. Ficamos conversando enquanto ajustávamos os últimos preparativos. Foi importante encontra-los para superar o nervosismo e passar um pouco a ansiedade.

Na Meia Maratona participaram bem mais amigos dos Grupos Coxarunners e Julian Runner: Lu, Derujo, Liziane, Fernandes, Rosicler, Charlene, Rafael, Angela. Todos nos divertimos nos dias antes da prova, nos passeios e encontros para comemorar nossa participação. Muito bom encontrar todos os amigos antes e depois da prova. Fez a diferença, pois não foi apenas a participação na corrida, mas uma confraternização, onde a corrida foi um dos eventos.
Obrigado amigos e, especialmente, à Lu pela companhia e apoio em todos os momentos. 

Visite o site da prova e confira os resultados das provas aqui. 

Algumas fotos. Obrigado a todos que participaram das fotos.

Na retirada do kit


























2 comentários:

  1. Oiiii!!

    Já é a segunda vez que realizo esta prova, no percurso de 21 km. Simplesmente maravilhosa, pelo local, organização... e com a cia dos amigos foi melhor ainda.

    Também concordo que o fato da pista ser plano o tempo inteiro é ruim. Sempre trabalhando um único grupo muscular, fica cansativo. Particularmente prefiro as variações: plano, subidas e descidas..
    O calor também contribuiu para o cansaço.

    Completei 21 km com os amigos (julian runner e coxarunners). Fomos devagar contemplando a paisagem rsrs

    Obrigada a todos amigos e familiares que estiveram conosco neste passeio maravilhoso e no momento da prova.

    Ao Julian meu especial agradecimento!!! Vc está de parabéns mais uma maratona muito bem completada. Bjs



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,

      Cansei bastante na maratona, principalmente nos últimos km.
      Porém, foi bem gratificante.
      Melhor ainda sabendo que os amigos estavam esperando lá na linha de chegada.
      Obrigado pelo apoio nos treinos longos. Pelo incentivo e por estar lá na chegada me esperando depois de tanto tempo.
      Fazer o que a gente mais gosta e ter a companhia dos amigos é muito gratificante.
      Além de vc, tinha os amigos do CoxaRunners, Julian Runner, G5 e muitos outros. O melhor da diversidade.

      Obrigado a todos,

      Julian

      Excluir

O teu comentário é muito importante, porém identifique-se.
(CF, art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato).

RESPONDEREI TODOS OS COMENTÁRIOS.
Volte mais tarde e veja a resposta