Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 8 de abril de 2016

MOUNTAIN DO PRAIA DO ROSA - fotos

Dia 2 de abril de 2016 estive em Garopaba - SC para participar do MOUNTAIN DO PRAIA DO ROSA. A praia fica 27 km mais ao sul de Florianópolis-SC.

Esta prova é uma das mais difíceis dos Mountain Do do litoral. Porém, acredito que seja a mais bonita também.
O percurso é quase todo em trilhas e dunas. Os únicos km de ruas é na largada e chegada. O restante é em dunas, trilhas e praias.

As paisagens são maravilhosas e algumas inéditas para os turistas, uma vez que parte do percurso passa por dentro de propriedades particulares, com acesso proibido ao público. A prova mais longo são quase 23 km neste cenário paradisíaco. Mas tem 5 e 11,5 km também.


Me inscrevi para fazer o percurso mais longo e poder aproveitar mais a beleza do lugar, já que os amigos que tinham ido comigo e que fizeram no ano passo tinham me falado muito sobre os deslumbres do lugar.

A largada dos 22 km foi as 14h30min. Das outras 2 distâncias foi as 15h. O horário foi cumprido a risca, ao menos na prova de 22km, da qual participei.

Como disse, o percurso inicial (cerca de 3 km) é pelas ruas estreitas do lugar. Em seguida entra nas duas. São mais de 2 km pela areia fofa e escaldante. Isso mesmo, porque o sol estava a pino e o calor escaldante. Nas dunas a sensação era que a temperatura era mais forte ainda.

Depois das dunas, muitas trilhas pelos morros e praias. Praia do Rosa, Praia Vermelha e outras que não vi o nome. Todas muito lindas e cercada por montanhas e muito verde.

Nos trechos de trilhas quase não era possível correr num ritmo próprio. Tinha que se contentar com o ritmo dos corredores que iam à frente. Em grande partes destes trechos de trilhas íngremes a maioria dos corredores caminhavam. Não era possível, nem aconselhável correr. O calor era muito forte e a inclinação era bem acentuada.

Depois de subir e chegar lá no alto a vista que se tinha compensava qualquer esforço.

Algo muito bom e que ajudou bastante é que tinha uma brisa forte o tempo todo. Isso diminuía o calor corporal.

Por outro lado, a organização foi muito eficiente e colocou postos de hidratação, a maioria com água e isotônico a cada 3 km. Além disso, no km 11 tinha distribuição de carboidrato gel. Isso foi muito importante para poder se manter correndo ou quase correndo.

Tenho que registrar sobre um pequeno trecho de subida, já quase no final. A inclinação era tão forte que a maioria dos corredores não conseguia caminhar ao longo de toda a subida. Tinham que parar algumas vezes para poder vencer este trecho de uns 400m, no máximo.  Subida muito forte.

No percurso vi muitos corredores parando, com problemas de lesão. Muita gente parando para descansar um pouco porque não tinha condições de prosseguir, nem caminhando.

Também vi muito companheirismo. Neste sentido, quem estava em condições de correr não tinha dificuldade, pois era só encostar nos corredores da frente ou dar um sinal que todos deixavam passar, sem problemas.

Cumpri o percurso de 22,5 km em 2h49min. Não tinha estabelecido uma meta de tempo para esta corrida, mas fiquei satisfeito pelo meu desempenho. Principalmente, porque aproveitei bem a corrida. Curti bastante as paisagens e o visual maravilhoso ao longo de todo o percurso.

Registro a organização impecável da prova. Desde a retirada do kit até o último minuto, com a festa para os atletas. Todas as provas do Mountain Do tem excelente organização. Não falta nada. Tudo funciona muito bem. No início, ao longo do percurso e no final.

Na chegada o locutor do evento fazia questão de anunciar o nome de cada um dos corredores que chegavam. Todos foram nominados e aplaudidos.

Água, isotônico, suco, frutas (vários tipos), bolacha, bolo, etc... à vontade até o final do evento. Sem falar da massagem com profissionais que se esforçavam para tirar as dores de cada corredor que os procurava.

A medalha da prova muito linda. Grande e bem vistosa. Com uma fita digna de uma prova de 22 km. Característica de todas as provas dos Mountain Do.

Recomendo muito esta e qualquer outra prova de Mountain Do. Vale a pena.

Obrigado à Lu que correu os 22,5 km também e aos amigos da academia Studio Nareu. Sempre bom estar junto com amigos animados.

Obrigado a todos que participaram das fotos. Podem ser baixadas livremente.

Espero que tenha conseguido transmitir um pouco do que as fotos revelam.




















































































































 











































2 comentários:

  1. Oieee,

    O que tem de bonito nesta prova tem de difícil. Realmente precisa de treino para completar este desafio... ainda com um calor superior a 40 graus ufaaaa... Ano passado fiz este mesmo percurso (fiz um relato aqui no blog) mas no dia da prova estava chovendo, este ano com calor piorei meu tempo em 25 minutos.

    Parabéns Julian. Tenho orgulho de vc meu amor. Cada dia mais forte!
    Parabéns a todos os guerreiros que completaram esta prova e aos queridos amigos da academia Studio Nareu.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o relato, Julian. Fiquei com vontade de fazer!!!!! Abraços e parabéns! Rafael Perdigão

    ResponderExcluir

O teu comentário é muito importante, porém identifique-se.
(CF, art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato).

RESPONDEREI TODOS OS COMENTÁRIOS.
Volte mais tarde e veja a resposta