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quarta-feira, 30 de setembro de 2015

A IMPOSTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO EM PROVAS E TREINOS

Hoje temos um guest post da Jeniffer Elaina, do site PlanodeSaude.net com dicas sobre hidratação em provas e treinos. Jeniffer trabalha como Editora freelancer, com mais de cinco anos de experiência em escrita e revisão de artigos para web. É formada em Marketing com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV e tem se especializado em artigos na área de saúde. Boa leitura.

 "A importância da hidratação em provas e treinos

Fazer exercícios é muito importante, mas mais importante ainda é se hidratar durante tais exercícios. Vamos entender a importância deste ato e por que ele faz bem para o corpo? Veja a seguir!
Sabemos que o corpo sofre uma desidratação normal constantemente. Quando nos exercitamos, essa desidratação aumenta consideravelmente e por isso é necessário se reidratar após a prática de exercícios físicos, sejam eles treinos ou provas.
Atualmente, a grande população sofre com o sedentarismo e, devido a isso, o incentivo a prática esportiva é muito comum. Os médicos afirmam: praticar exercícios é ótimo para o corpo e para a mente, mas você não pode se esquecer de se hidratar sempre.
Mas qual a quantidade ideal? Como fazer a hidratação correta? De quanto em quanto tempo devemos realizar a hidratação corpórea? É para isso que estamos aqui: ensinar a fazer a hidratação correta durante as provas e os treinos de exercícios físicos. Confira a seguir!

Hidratação durante as provas e treinos de exercícios físicos
Dependendo do tipo de atividade física, sendo ela somente um treino ou mesmo uma prova mais longe, o corpo pode perder muitos quilos. E se a prática esportiva for muito intensa, o corpo pode perder até dois litros de água.
É devido a essa perda que o corpo fica fraco e sem forças ao final do treino ou prova - já reparou como um maratonista chega cansado ao término da prova? Se o local da prova/treino for quente, a desidratação é ainda maior.
Consequentemente, se o corpo perde líquido e peso, é preciso repor esse líquido durante e após a prova/treino. O objetivo dessa ação, além de repor o líquido, é recuperar o corpo da perda excessiva de peso e líquidos. Especialistas recomendam que a cada quilo perdido durante a prática de esportes, você deve beber 1,5 litro de líquido.
Hidratação antes de treinos ou provas
E já que o mundo está mudando e as pessoas estão deixando o sedentarismo de lado, vamos ver algumas dicas para ajudar na hora da preparação do corpo antes de provas e treinos.
·        - Comece bebendo meio litro de líquidos (500 ml) aproximadamente duas horas de a atividade ser feita;
·       - Sua hidratação deve começar a ser aumentada um dia antes da realização da prova ou precisa mantê-la regular caso você treine diariamente;
·        -  Sempre que possível, pare para beber um pouco de água ou energético. O recomendado é a cada 20 minutos;
·        -  Evite o consumo de bebidas alcoólicas, de refrigerantes e de café - principalmente nos dias que antecedem as provas mais intensas.

 

Hidratação após o treino ou prova mais intensa
·        - Após a realização da prova ou do treino mais pesado, você deve ingerir uma bebida tipo isotônica, energética ou esportiva. Lembre-se de que para cada quilo perdido é recomendado 1,5 litro de líquidos;
·        - Também faça uma refeição repleta de carboidratos para ajudar a recuperar o corpo.

Dica extra: Prefira os líquidos gelados depois do seu exercício físico. Essa pequena atitude ajuda a esvaziar o estômago mais rapidamente e, quanto mais rápido seu estômago esvaziar, mais rápido os benefícios da hidratação irão aparecer em seu corpo.
Lembre-se de não se esquecer de se hidratar nunca, pois é a água que vai garantir que seu corpo se mantenha firme e forte para a continuidade dos exercícios.

Por Jeniffer Elaina, colaboradora do site Plano de Saúde"

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