Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

SÃO SILVESTRE – UMA PROVA OU UMA FESTA



Como é participar de uma São Silvestre. Fazer 15Km num percurso que passa pelos principais pontos turísticos de São Paulo-SP deve ser emocionante.
 A São Silvestre faz parte da minha vida, desde meus 15 anos. Meu início em corrida de rua foi em razão de um convite para treinar com um professor que se preparava para participar da São Silvestre.


Claro que naquela época a São Silvestre era apenas um sonho. Muito distante da minha realidade. Mesmo assim acredito que aquilo ficou marcado de forma indelével na minha memória.


Embora corra a quase cinco anos, não tive oportunidade de participar desta prova. Este ano a espera irá acabar, pois está tudo certo e vou participar da São Silvestre.

Mas, será que dá para correr na São Silvestre. Pelo que tenho visto pelo TV e pelos relatos dos amigos que já participaram, não é possível correr num ritmo constante. No início nem dá para correr em razão de tanta gente (nem digo corredores, pois tem muitos que estão lá e não são corredores). 

Vou participar sem a pressão de fazer tempo. Vou me divertir como a maioria das pessoas que estarão lá. Pois, esta é uma prova que carrega forte dose de festa. Basta assistir pela televisão a quantidade de “corredores” fantasiados que participam da corrida. Estes personagens não estão lá para correr. A intenção é se divertir. Fazer festa. Aparecer de qualquer forma. E eu quiser correr não vou conseguir e só vou me estressar. Não vou aproveitar.

Então, vou deixar a prova para os quenianos, etíopes, portugueses, egípcios, etc... (vale também para o feminino). Eles realmente estarão lá para competir. Nós, mortais, vamos para participar e fazer festa. Cumprir o percurso, pouco importando em que tempo. E, ao final, pegar a medalha e contabilizar no curriculum uma São Silvestre. A corrida mais importante do Brasil.

E pense bem. Esta é uma corrida atípica mesmo. Começa pela distância do percurso de 15Km. Está fora dos padrões comuns que conhecemos. As distâncias padrões são: 5, 10, 21 e 42Km. Estas distâncias não estão em nenhum manual, regulamento, etc. Mas, nos acostumamos e eu diria que é aquela regra que se impõe pelos usos e costumes. 

Outro fator que destoa é o número de participantes. Quase 25mil corredores. Nenhuma corrida no Brasil reúna tantos corredores. 

Outro aspecto é uma corrida disputada há 90 anos (este ano será a 90ª. edição) e o caro leitor imagine como era correr no Brasil na década de 20, por exemplo.  Ela venceu barreiras pela persistência dos seus organizadores.

Mesmo sendo a prova mais cobiçada de qualquer atleta, seja profissional ou amador, participar e ter um bom desempenho não é fácil. Assim, para alguns que conseguem largar no pelotão de elite é uma prova muito disputada. Acodem para cá atletas do mundo inteiro com um único objetivo – vencer esta prova. Porém, para a maioria dos participantes o que vale é a participação e a festa comemorada ao longo dos 15Km.

6 comentários:

  1. HIlma,

    Também acho que será uma festa.
    Estou preparado, tanto para correr quanto para festar...rsrsr
    Bora la.

    Valeu

    Julian

    ResponderExcluir
  2. É uma festa Julian, impossível se preocupar com o tempo. Participei da prova ano passado. Pena que não acontece na virada do ano, como antigamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,

      Será a primeira vez que participo da SS. Acredito que seja uma festa mesmo. Será com este espírito que irei. Para me divertir. Se der corro um pouco também...rsrsr.
      Parece que tinha mais glamour quando era realizada na virada do ano. Porem, acredito ficava mais difícil participar. Sempre tem vantagens e desvantagens.
      Neste horário consigui me organizar melhor para participar.

      Valeu!

      Abraços

      Julian

      Excluir
  3. Julian, fui com um grupo de amigos do Rio de Janeiro e adoramos a São Silvestre. Houveram alguns contra tempos por conta da organização, mas nada que tirasse o brilho do evento. Todos viemos embora com a certeza de voltar em 2015. Ah.... eu não poderia esquecer de agradecer em nome de todas as 14 Borboletas Voadoras pelo carinho e fotos com parte do grupo. 2015 com certeza estaremos lá novamente. Um ótimo 2015 para você e até a próximo SS.

    ResponderExcluir
  4. Julian, fui com um grupo de amigos do Rio de Janeiro e adoramos a São Silvestre. Houveram alguns contra tempos por conta da organização, mas nada que tirasse o brilho do evento. Todos viemos embora com a certeza de voltar em 2015. Ah.... eu não poderia esquecer de agradecer em nome de todas as 14 Borboletas Voadoras pelo carinho e fotos com parte do grupo. 2015 com certeza estaremos lá novamente. Um ótimo 2015 para você e até a próximo SS.

    ResponderExcluir

O teu comentário é muito importante, porém identifique-se.
(CF, art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato).

RESPONDEREI TODOS OS COMENTÁRIOS.
Volte mais tarde e veja a resposta