Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 26 de junho de 2014

1ª MEIA MARATONA DE PINHAIS

créditos: www.esporteeacao.com.br/blog
Na minha agenda de corridas estava reservada a data do 13 de julho de 2014 para participar da 1ª Meia Maratona de Pinhais. É isso mesmo! Corredor antes de assumir qualquer compromisso social consulta a sua agenda de corridas. Comigo não é diferente. Quando sou convidado para participar de algum compromisso, antes de confirmar consulto o calendário de corridas. Foi com este objetivo que montei um calendário de corridas completo para não perder nenhuma corrida, nem assumir compromissos nas mesmas datas.
Compartilho com os amigos corredores este calendário completo das Corridas de Rua de Curitiba e Região Metropolitana e as principais do Brasil - Veja aqui.
Estava animado para participar desta meia maratona. Tenho boas experiências em corridas em Pinhais. São bem organizadas e o percurso, normalemente, é plano, pois a cidade não tem muita variação de altimetria.
Mas fui surpreendido com o Comunicado Oficial do organizador de que a prova foi transferida para 19 março de 2015.
Uma pena!
O que me surpreendeu foi o motivo usado para transferir a prova. A final da Copa do Mundo. Entendo que os organizadores não poderiam usar o motivo da final da Copa Mundo como justificativa para transferir a prova.
Este fato era de conhecimento de todos há muito tempo. As datas dos jogos da Copa do Mundo no Brasil são conhecidas há muito tempo. Portanto, já era de conhecimento de todos que no dia 13 de julho de 2014 haveria a disputa da final da Copa do Mundo. Uma vez que a Copa está sendo disputada aqui, mesmo que o Brasil não chegue à final ela existirá e será disputada entre outras equipes.
É válido usar este motivo para justificar a transferência da prova?
Além do que, só a menos de 30 dias da data marcada para a realização da prova é que foi comunicado o adiamento. 
Muitos corredores já tinham feito a inscrição. Neste caso a organização deve devolver o valor pago. Não basta garantir a participação em outra data, mesmo com alguns benefícios. Nem todos querem ou podem participar na nova data marcada ou das provas que foram oferecidas como bonificação. Por outro lado, o pagamento da inscrição com quase 9 meses de antecedência! Ninguém tem como antecipar o valor da inscrição com tanto prazo.

Abaixo o comunicado que consta na página do organizador. Clique aqui para ver o texto completo.



























2 comentários:

  1. Julian,

    Mais uma corrida que foi transferida para 2015, motivada, em tese, pela realização da Copa do Mundo. Há pouco tempo, recebemos o comunicado da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu e agora a Meia Maratona de Pinhais. Uma pena que o calendário de provas do segundo semestre vai ficar esvaziado. Ultra abraço,

    Dionisio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Dionisio Silvestre,

    Realmente o calendário de provas do 2º semestre de Curitiba e Região Metropolitana e do Brasil foi reduzido em razão da realização da Copa do Mundo.
    Porém, os organizadores sequer divulgaram a prova. No caso de Foz do Iguaçu, uma Maratona tradicional, há muito tempo foi divulgado que neste ano não aconteceria.
    No caso de Pinhais foi diferente. A prova foi agendado para uma data que já se sabia que tinha a final da Copa. Divulgação e abertura das inscrições. Depois suspender a prova por este motivo não é razoável.
    Valeu pela participação.

    Abraços,


    Julian

    ResponderExcluir

O teu comentário é muito importante, porém identifique-se.
(CF, art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato).

RESPONDEREI TODOS OS COMENTÁRIOS.
Volte mais tarde e veja a resposta