Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 6 de maio de 2014

MEIA MARATONA ECOLÓGICA DE CURITIBA - a prova

Na publicação do dia 05/05/2014 prometi que iria falar sobre a prova. Como promessa é dívida, aqui estão minhas impressões sobre a prova.
A largada da Meia Maratona Ecológica de Curitiba foi pontualmente às 7h da manhã, como prevista. Pontualidade é muito importante. Ponto positivo, como na maioria das provas que participo em Curitiba. Fazer a inscrição em 2015. Clique aqui.

Não tenho conhecimento do número de participantes na prova, porém acredito que eram mais de 2 mil corredores.
Larguei lá no final, juntamente com o amigo Laércio. Que ganhou uma inscrição na última hora, do Alcir.

No início da prova fui com bastante cuidado, pois minha intenção não era forçar muito, uma vez que a prova serviria como preparativo para a Maratona de Porto Alegre, no dia 18/05. Porém, esta minha intenção acabou logo depois dos primeiros 200 metros, quando encontrei o amigo Marcos, que estava acompanhado do Fábio Hecke esperando eu passar para seguir junto.

Para quem não conhece o Marcos, vou ter que dizer que ele corre muito bem e  participa de corridas há mais de 10 anos. Já fez mais de 20 maratonas. Além disso, é ancioso. Não consegue ficar quieto, muito menos ir devegar em corridas. Gosta de largar sempre lá na frente, nas primeiras posições. Para encerrrar, ele havia prometido acompanhar a Hilma nos 10Km que ela estava fazendo. Imagine se conseguiu?
Bem, chega de entregar meu amigo Marcos. Vou continuar a relatar a prova.

No Km 2 encontramos a Hilma, num ritmo abaixo do nosso. Conversei um pouco e pensei que seguiria só a partir daí, uma vez que o Marcos iria acompanhá-la. Mas, logo o Marcos estava do meu lado. Seguimos pela rua Mateus Leme.

Primeiro posto de hidratação. Bastante tumultuado. Havia somente um recepiente com os copos d'água. Nem todos os corredores conseguiram se aproximar. Vi vários corredores passando, sem conseguir pegar água. Em outras provas tem 3 ou 4 recipientes, com staff entragando água. Nos demais postos também havia somente depósito de água, embora tivesse várias pessoas da organziação entregando a água. Ponto negativo.

O percurso seguia pela rua Mateus Leme até o Km 6, quase todo plano. Depois virava à direita e logo tinha a primeira subida. Curta, mas bem acentuada. Nesta passei bem. Melhor ainda porque depois tinha uma descida. E mais uma subida e descida na sequência e assim por diante. Curitiba não é plana.
Embora tivesse esta variação de altimetria, gostei porque as subidas não eram muito longas. Exceto uma que era mais extensa. As demais eram relativamente curtas.

O Marcos me incentivava a correr mais rápido o tempo todo. Eu sabia que podia dar mais, porém não podia esquecer do meu propósito, qual seja, utilizar a prova como preparativo para a Maratona. Quando olhada para o relógio me pegava correndo a 12,5/13Km/h. "Pace" abaixo de 5min/Km. Comentei com o Marcos que iria acompanhá-lo naquele ritmo somente até o Km10.  Acabei indo um pouco mais, até completar a 1ª volta, no Km12.

Na segunda volta (parte do percurso se repetiu) a partir do Km 12, fui mais devagar, cumprindo o propósito para esta prova. Quando baixei o ritmo, o Marcos encontrou um corredor mais rápido do que eu e o acompanhou. Naquela altura fiquei satisfeito. O Marcos não precisava se entediar, me acompanhando.

Imaginei que ao passar pelas subidas e descidas que já conhecia da primeira volta, iria me abalar psicologicamente, mas não aconteceu. Superei muito bem o desafio. Não gosto de prova em circuito, nem mesmo passar 2 vezes pelo mesmo lugar.

Consegui manter um bom ritmo, embora na segunda parte fui mais lento. Terminei em 1h45min. Um bom tempo. Fiquei satisfeito e, com certeza, devo parte do bom desemprenho ao incentivo recebido do Marcos durante o percurso, que estava me esperando a uns 200 metros da linha de chegada para me incentivar mais ainda no "sprint" final. Valeu Marcos. Desculpas pelas brincadeiras também.

No final recebi minha medalha, num formato diferente. Muito bontia. Ponto positivo. Na dispersão tinha isotônico (uma unidade) e água a vontade. Ponto positivo.

Registro que em provas mais longas, no caso meia maratona, seria importante distribuir isotônico no percurso. Entre o Km 10 e 15. Não teve. Deixo a sugestão. Ponto negativo.


Mas, no geral, avalio como uma excelente prova. Kit muito bom, com camiseta de qualidade, boné e copo. Distribuição de brindes no final. Bem organizada. Com boa sinalização e segurança. Som de boa qualidade e locutor que comunicava de forma clara e precisa as informações necessárias sobre a prova.

Esta foi a primeira edição. Aguardo esta prova novamente no ano que vem e nos demais.
No final pude encontram muitos amigos. Não vou citar nomes aqui para não correr o risco de esquecer algum e ser deselegante. Porém, estão registrados nas fotos. Uma manhã de muita alegria e diversão.


Obrigado a todos que participaram das fotos. Podem ser baixadas gratuitamente.


Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian


Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

28 de agosto
Corredores que vieram de Itararé - SP para participar da prova. Equipe 28 de agosto, da Gabriela

Julian


10 comentários:

  1. Hehehehehehe... O Marcos disse que vai me acompanhar nos 11km da Stadium Marathon no domingo... vamos ver se ele consegue? rsrsrrsrs
    Brincadeiras à parte, parabéns, Julian pela prova, pelas fotos e pelo post... e que venha a Maratona de Porto Alegre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hilma,

      Vamos aguardar. Vai ser um sacrifício para o Marcos...rsrsr.
      Obrigado pelo incentivo.

      Valeu!


      Julian

      Excluir
  2. Fala Julian! Não corri esta prova pois tinha corrido a Meia de Buenos Aires na semana anterior, mas fui fazer umas fotinhos... Pena que não encontrei com vocês... Dê uma visitadinha no meu blog para ver as fotos. Tem algumas meio experimentais, com baixa velocidade, etc, mas tem umas que ficaram boas. Talvez você encontre algum conhecido por lá. Grande abraço. Espero nos encontrarmos por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ernesto,

      Pena que não nos encontramos. Estava muito legal.
      Tenho um amigo, o Matos, que também fez a de Buenos Aires.
      Inclusive ele me mandou um texto. Vou fazer uma publicação, incluindo também as fotos que ele tirou.
      Vou dar uma olhada no teu trabalho.
      Sempre inovando.
      Um dia destes acertamos e nos encontramos.

      Abraços,

      Julian

      Excluir
  3. Parabéns pela boa participação na prova.
    E foi legal saber que você também vai à Porto Alegre. Também estarei lá. Qualquer coisa procure por um Baleias ok Julian? rsrs
    Abraço e boas corridas.


    tutta-Baleias/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tutta,

      Obrigado pela motivação.
      Muito legal saber que estará em POA.
      Vamos ver se nos encontramos. Se vc estiver com a camiseta laranja dos Baleias ficará mais fácil te encontrar...rsrsr.
      Vou retirar o kit, no sábado, por volta das 10h. Quero ficar por lá um pouco.
      Quem sabe nos encontramos lá. Será muito bom te conhecer pessoalmente.
      Qq coisa me envie um e-mail - julianrunner1@gmail.com
      Abraços,

      Julian

      Excluir
    2. Prezado Julian:
      Foi muito legal correr com você, notei que o amigo passa uma energia POSITIVA para muitos corredores , isso é muito bom !!!! Além de correr ainda motiva os demais .
      Você correu muito bem , fechando a meia em 1h e 44 !!!!
      Desculpe se em alguma parte eu o atrapalhei , mas minha intensão era incentivar o amigo a quebrar recordes !!!
      Parabéns para você , a Hilma e a todos os nossos amigos que completaram essa prova.
      E que venham muitas outras !!!
      abraços.

      Excluir
    3. Marcos,

      Também gostei de correr com vc. Difícil mesmo é te acompanhar. ...rsrsr.
      Mas, tinha avisado que iria acompanhar até onde conseguiria. Por outro laodo, acredito que vc também teve bastante paciência comigo. Enfim, a experiência foi muito bacana. Obrigado pelo incentivo.
      Em nenhum momento vc atrapalhou. Pelo contrário, motivou bastante e isso me ajudou a superar as dificuldades.
      Valeu!

      Julian

      Excluir
  4. Valeu pelas fotos Julian. Nos vemos na próxima. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá J. dos Santos,

      Até a próxima. Nos encontramos.

      Abraços,

      Julian

      Excluir

O teu comentário é muito importante, porém identifique-se.
(CF, art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato).

RESPONDEREI TODOS OS COMENTÁRIOS.
Volte mais tarde e veja a resposta