Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 20 de maio de 2014

MARATONA INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE - fotos


Participei da Maratona Internacional de Porto Alegre, no dia 18/05/2014. Uma prova que me surpreendeu em vários sentidos.
Quando decidi me inscrever na Maratona de Porto Alegre, um dos meus objetivos foi baixar meu tempo em maratonas. A prova favorece, em razão da altimetria mais plana.
Como estava decidido desde fevereiro, procurei comprar passagens aéreas, fazer a inscrição,  fortalecimento muscular, fazer treinos específicos e outros preparativos.
Tanto que enviei e-mail para a CORPA, organizadora do evento, pedindo quando abriam as inscrições, pois estava com pressa de garantir minha vaga.

Vou adiantar que esta foi a primeira vez que participei da Maratona de Porto Alegre, embora tenha feito minha primeira meia maratona, em revezamento, nesta mesma prova.
Neste ano a prova contou com a maratona, revezamentos em 2, 4 e 8 atletas e, ainda, prova rústica de 10 km. 

TRANSPORTE
Minha primeira surpresa foi quando li no regulamento que haveria transporte partindo do aeroporto e da rodoviária em 3 horários distintos, até o local da retirada do kit. Acredito que seja a única prova no Brasil que ofereça este tipo de serviço. Embora a Maratona do Rio tenha transporte até a largada, que é distante da chegada.

Quando cheguei, no saguão do aeroporto estava um representante da organização aguardando os corredores, com uma placa de identificação da maratona. Demorou menos de 10min para a van sair em direção ao local da retirada do kit.

A retirada do kit foi muito tranquila, embora tivesse dezenas de corredores. Porém, a quantidade de atendentes era suficiente para que a e entrega fosse bem rápida. Recebi meu kit em menos de 5 min. A van que nos transportou do aeroporto sairia de 45min depois para  os hotéis, centro da cidade. O tempo que sobrou aproveitei para conversar com os corredores e visitar a feira de artigos esportivos e outras demonstrações e degustações que aconteciam no local.

No dia da prova vans e ônibus transportaram os corredores interessados, partindo de 3 locais distintos do centro da cidade até a largada. Utilizei novamente o transporte oferecido. No local e hora marcados estavam presentes e partiram pontualmente. Este mesmo tipo de transporte foi oferecido depois da prova, da chegada até o centro da cidade. Não utilizei para voltar.

A PROVA
Para cada modalidade teve um horário diferente de largada, sendo o primeiro para os cadeirantes, depois a maratona feminina as 6h45min. A maratona masculina e revezamento de duplas foi pontualmente as 7h.

Postos de hidratação a cada 3,5Km e 4 pontos de isotônicos ao longo dos 42Km, com, no mínimo, 4 mesas e umas 10 pessoas entregando a água e o isotônico. Depois do Km 21 a garrafinha d’água era entregue aberta para facilitar os corredores. O isotônico foi servido em copos descartáveis, durante todo o percurso.

O percurso perfeitamente sinalizado, não ofereceu qualquer dúvida aos corredores.
Duas bandas de música tocaram em diferentes pontos do percurso, além da música na largada e chegada. Locutor transmitia com clareza e precisão as informações sobre os acontecimentos da prova.  

MINHA PARTICIPAÇÃO
Meu objetivo na prova era baixar meu tempo em maratonas. Minha melhor marca tinha sido na Maratona de Curitiba em 2012, quando terminei em 3h43min.

Assim, desde a largada procurei manter o ritmo, buscando cumprir o objetivo proposto. Como o percurso era quase todo plano, fiquei tranquilo em acelerar um pouco mais na primeira parte da prova (meia maratona), uma vez que na segunda parte a tendência é aumentar o tempo. Passei a meia maratona em 1h47min. A segunda meia fiz em 1h55min.

Procurei me servir de água e isotônico em todos os postos para me manter hidratado. Utilizei gel de carboidrato a cada 10 Km.

A primeira parte foi tranquila. Sem cansaço, nem dores. Já não posso dizer o mesmo da segunda parte da prova. A partir do Km 25 comecei a sentir dores nos joelhos e no quadril. Tive de diminuir o ritmo a ponto de fazer 3 Km acima de 6min/Km. Nesta altura, lembrei-me de uma frase que li na semana anterior à maratona: “não existe ateu no Km 35 de uma maratona”

No Km 39 a Neiva, da equipe Equipiazza passou mal e desmaiou. Parei um pouco para prestar socorro, se fosse necessário. Porém, quando vi que já estava sendo acompanhada falei algumas palavras de motivação e prossegui.

Porém, quando cheguei no Km 40 pensei: faltam pouco mais de 2 Km. Aí puxei forças não sei de onde e acelerei. Consegui passar vários corredores que haviam me ultrapassados nos Km anteriores.  Os últimos 800m eram uma reta e pude avistar a linha de chegada assim que apontei na curva, antes do Sul Barra Shopping. Lembrei-me da chegada da Maratona de Curitiba, na Av. Cândido de Abreu. Mais um motivo para buscar energias no fundo da alma para dar um “Sprint” final. Cruzei a linha de chegada com 3h41min. Objetivo cumprido, embora sem forças e todo dolorido. Abaixar a cabeça para receber a linda medalha foi um sacrifício. Somente entende o que estou falando quem passou por isso.  Porém, tudo valeu a pena. 

PÓS PROVA
Após cruzar a linha de chegada, os corredores da maratona recebiam, separadamente, suas medalhas e acessavam um espaço exclusivo, ande tinha água, isotônico, frutas (banana e maça) e rosquinhas doces em formato de “medialunas”.  Neste espaço também estavam à disposição dezenas de macas para alongamento e massagem. 

CONCLUSÃO
A CORPA, organizadora da Maratona Internacional de Porto Alegre, está de parabéns pelo excelente evento que proporciou a todos os atletas.  Um modelo para a Latin Sports, organizadora da Maratona de Curitiba, se inspirar. 

Julian


Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian


Julian

Julian

Julian

14 comentários:

  1. Parabéns!
    Excelente tempo e prova!
    Um abraço,
    Adolfo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Adolfo.

      Sempre acompanhando e motivando.

      Valeu

      Julian

      Excluir
  2. Parabens Julian por mais este desafio. Suas palavras sao inspiradoras para minha primeira maratona! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcos,

      Quando vc pretende estrear. Pode ser na Maratona de Curitiba.
      Tem um bom tempo para preparação.

      abraços !

      Julian

      Excluir
  3. Parabens Julian por mais este desafio. Suas palavras sao inspiradoras para minha primeira maratona! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marcos Cunico,

      Vamos nessa. Quem sabe na de Curitiba, em nov/2014.

      Abraços,

      Julian

      Excluir
  4. Parabéns Julian.
    Que os organizadores de Curitiba aprendam com seu relato.
    Alegria garoto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz,

      O exemplo existe. Torço para que seja seguido.

      Abraços,

      Julian

      Excluir
  5. Parabéns Julian!!
    Excelente prova e o clima ajudou. Que venham as próximas!
    Abraço, Guilherme G5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com razão Guilherme,

      Estava tudo ótimo.
      Bacana ter encontrado vc e o pessoal da G5 em POA.
      Que outras provas.

      Abraços,

      Julian

      Excluir
  6. Parabéns amigo Julian, isso já aconteceu comigo na Maratona de Curitiba de 2012 lembra? Vc me deixou no "poeirão". As vezes nós temos que tirar força do além para completar os quilômetros final.
    Grande tempo amigo,
    No próximo ano faremos juntos.
    abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marcos pelo incentivo.
      Nunca mais consiguirei chegar uns segundos na tua frente.

      Abraços


      Julian

      Excluir
  7. Parabéns por ter baixado seu tempo Julian. Pena que não nos encontramos na prova não é mesmo? rsrs
    Abraço e boas corridas.


    tutta-Baleias/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tutta,

      Beixei um pouco meu tempo. foi bom. Mas, a prova favorece.
      Encontrei um Baleia no percurso. Achei que era vc. Mas, era um corredor de Belo Horizonte.
      Venha correr em Curitiba. Aí a gente se encontra, certeza.

      Valeu !

      Abraços,

      Julian

      Excluir

O teu comentário é muito importante, porém identifique-se.
(CF, art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato).

RESPONDEREI TODOS OS COMENTÁRIOS.
Volte mais tarde e veja a resposta