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terça-feira, 20 de agosto de 2013

MARATONA DE CURITIBA - preparativos

Hoje iniciei os preparativos de fortalecimento muscular para a Maratona de Curitiba-2013. A prova se realizará no dia 17 de novembro de 2013. Mas a preparação para uma maratona requer uma preparação especial de 4 a 6 meses. Esta preparação inclui o fortalecimento muscular. 
Embora esteja afastado das corridas nos últimos dias, os treinos serão retomados e as competições também.


Os preparativos também incluíram a avalição médica, a qual já foi concluída, com resultado satisfatório - apto.

A musculação (academia) teve inicio hoje e na primeira série de exercícios estão previstos: supino vertical, crucifixo máquina, levantamento lateral e frontal, rosca direta, bancos extensor, reflexor, adutor e abdutor, agachamento com bola, leg press, polia, abdominal supra e abdominal oblíquo e alongamento no final. Estes serão os primeiros exercícios prescritos pela profissional que me atendeu. Depois de alguns dias serão alterados.

Com os exercícios pretendo fortalecer, além dos músculos exigidos durante a corrida, outras partes do corpo e da musculatura que são menos ou muito pouco exigidos e evitar lesões.
“O treinamento de força pode ajudar na economia de corrida, além de prevenir lesões, já que o movimento excêntrico (alongamento dos músculos) é o que mais causa lesões.”, explica Ronaldo Martinelli, professor de educação física e treinador de corrida da Bio Ritmo. 

Já entendi que terminaram os dias de sono até mais tarde. A partir de hoje o relógio passará a despertar todos os dias às 6h. 

A academia será 3 vezes por semana. Mais 3 vezes por semana serão destinados aos treinos de rua, incluídos os longos de 15, 18, 25, 30 e 35 km.  Ao menos 2 treinos serão de 30km ou mais.

Vou avaliar como será a resposta. O objetivo é baixar o tempo do ano passado, quando completei a Maratona de Curitiba em 3h43min.

Participe do sorteio de prêmios. clique aqui.


 

12 comentários:

  1. É isso aí Luiz,

    Se chegar primeiro, fotografe.

    Vamos nos preparando.

    Abraços,

    Julian

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  2. Ótimos treinos Julian, espero que conquiste seus objetivos! Estarei na torcida!

    Abraço
    Nathalia B Flejs

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    Respostas
    1. Valeu Nathalia!

      Obrigado pelo apoio.
      Vamos nessa ?

      Abraços,

      Julian

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  3. Olá Julian,
    Estou no mesmo caminho... só que para a Maratona de Foz do Iguaçu, que será no dia 29 de setembro de 2013. Bons treinos e que os bons ventos soprem a nosso favor!!!

    Dionisio Silvestre
    http://correrpurapaixao.blogspot.com.br

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    Respostas
    1. Olá Dionisio,

      O teu compromisso é mais próximo. Acredito que os preparativos estejam mais adiantados.

      Bons fluídos para nós e que tenhamos sucesso nos nossos objetivos.
      Obrigado pela participação.

      Julian

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  4. Julian, siga firme na sua preparação para maratona de Curitiba. Os exercícios de fortalecimento vão te ajudar a ter força/resistência para as inúmeras subidas da prova. Foco, força e fé amigo.
    abraços
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

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    Respostas
    1. Helena,

      Obrigado pela participação e incentivo.
      Boas dicas para lembrar enquanto estiver "sofrendo" com os exercícios.
      Sei que irão ajudar muito durante a prova. Aí será o momento de "sofrer" menos.

      Valeu !

      Julian

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  5. Desejo uma boa preparação e uma ótima maratona.
    Abraço.


    tutta-Baleias/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

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  6. Obrigado Tutta,

    Vou precisar ser persistente.
    O resultado veremos.

    Abraços,

    Julian

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  7. Oi Julian, uma ótima preparação para a Maratona, ano que vem será meu objetivo, completar uma!!!
    Abraço
    Rossana

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    Respostas
    1. Obrigado Rossana pela força.
      Todo o apoio para fazer a tua Maratona no ano que vem.
      Os preparativos começam alguns meses antes.
      É um objetivo importante. Motivador.

      Força !

      Abraços,

      Julian

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