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sexta-feira, 10 de maio de 2013

GELO OU ÁGUA QUENTE ?


Há alguns dias li um artigo que acredito seja do interesse de qualquer corredor. Como proceder no caso de princípio ou de lesão durante a atividade física. Ninguém quer. Mas, não está livre de sofrer alguma contusão ao praticar esporte. Vejam o que aconselha a profissional neste caso.
“O que é melhor na hora da lesão: bolsa de gelo ou de água quente?
Na tentativa de melhorar o próprio desempenho, é comum as pessoas submeterem o músculo a um esforço acima do normal e, consequentemente, interromperem a atividade física por conta de uma lesão. Neste momento é melhor pegar gelo e fazer uma compressa ou ir atrás de uma bolsa de água quente?
De acordo com a fisiologista Natália L. Reinecke, acertou quem escolheu a primeira opção. Colocar um pouco de gelo envolto em um pano (para não queimar a pele), ou segurar uma bolsa de gel com efeito gelado diretamente no local no momento em que a lesão acontece, irá aliviar a dor e diminuir o inchaço causado pelo trauma.

O mais indicado é que o atleta fique em repouso e coloque a bolsa de água quente no local somente depois que a fase aguda passar, o que pode levar alguns dias em certos casos. “O tratamento com o calor, ou termoterapia, é indicado para diminuir a dor, aumentar a flexibilidade dos músculos e diminuir a rigidez das articulações. Deve ser usada após a fase aguda de dor”, indica Natália.

Complicações - A troca na ordem dos procedimentos pode significar mais dor e um período de repouso maior. “O uso do calor provoca uma maior dilatação dos vasos sanguíneos no local, podendo piorar a dor e o edema quando usado durante a fase aguda da lesão”, explica a profissional.

Procedimentos - A primeira atitude do atleta assim que sentir o desconforto ou dor intensa é parar imediatamente de praticar a atividade física. Continuar a forçar o músculo pode fazer com que uma microlesão se transforme em um grande trauma, de acordo com a profissional.
Caso o dano não tenha sido grave, a indicação é de repouso. “Deve-se esperar algum tempo antes de retornar à atividade esportiva. Este tempo dependerá do grau da lesão e, neste sentido, a fisioterapia poderá ajudar a acelerar o processo de recuperação e reintegração do atleta à atividade”, sugere a fisiologista.
Em caso de lesões graves, deve-se dirigir imediatamente para um pronto socorro para que um médico possa analisar a gravidade. Em alguns casos, é necessária a imobilização do local afetado.
Alogamento - Segundo Natália, quando um atleta sofre um estiramento muscular não é indicado realizar o alongamento. O procedimento poderá agravar a situação.”
Repórter: Rafaela Castilho
Fonte:http://www.webrun.com.br/home/n/o-que-e-melhor-na-hora-da-lesao-bolsa-de-gelo-ou-de-agua-quente/14662

2 comentários:

  1. olá bom dia! machuguei o joelho tem uns 45 dias ,na primeira semana foi bastante gelo e remedio...nao ta inchado e nem doi direto...ando normal e dobro o joelho normal o problema é que sempre da akela fiscada de dor forte a mesma q sentir quando aconteceu a lesao entao estou sem confiança no joelho q esta sempre vindo esta forte dor...o q devo fazer ? ou compressa qual usar quente ou fria ????

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    Respostas
    1. Kelson,

      Indico que procure um médico para obter orientações específicas sobre o teu caso.
      A compressa só resolve para lesões menos graves ou pequenas lesões (micro) que acontecem durante o exercício e que passam mais ou menos rápido, dependendo do tratamento aplicado.
      No teu caso, acredito que seja mais profundo. A compressa, qualquer que seja, não irá resolver.
      Espero ter ajudado.

      Melhoras!
      .
      Abraços,

      Julian

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