Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

TREINO COM CHUVA



Treino com chuva
Vale a pena treinar mesmo embaixo de chuva ?
Li esta matéria na revista on line Webrun. Acredito que muitos ficam em dúvida se é melhor treinar embaixo de chuva para cumprir a planilha ou poderia suspender o treino naquele dia e fazê-lo em outro dia, sem chuva.
Leiam o que escreveu Rafaela Castilho:
“Apesar das constantes chuvas que têm aparecido no final da tarde, alguns esportistas não abrem mão do treino e vão correr mesmo embaixo d’água. Porém, se o corredor não está acostumado a encarar esse percurso molhado, é melhor tomar alguns cuidados antes de se aventurar.

Segundo o Dr. Turíbio Leite de Barros, fisiologista do Esporte Clube Pinheiros e professor de pós-graduação na Unifesp, a primeira preocupação que o atleta deve ter é com a incidência de raios, que são comuns nessa época do ano. “Normalmente, o público opta por correr em um espaço aberto, o que torna a prática perigosa”, informa.
Para os corredores de primeira viagem, é necessário que haja muita cautela antes de levar o par de tênis para baixo de um temporal. “Para os atletas que não estão acostumados a correr na chuva eu recomendo tomar cuidado com o percurso, que estará escorregadio. Os iniciantes sofrem muito com a queda de temperatura brusca do corpo e acaba pegando um resfriado facilmente”, detalha.

Entrou na chuva, é pra se molhar - Terminar o treino e continuar com a roupa molhada no corpo para descansar também faz mal para a saúde. “Enquanto o atleta corre, a movimentação constante impede que haja perda de calor, porém, assim que ele para a temperatura do seu corpo esfria drasticamente. A recomendação é para que, assim que terminar a corrida, se livrar das roupas encharcadas e tomar um banho quente”, sugere.

Apesar da queda de temperatura e do vento, os corredores devem sempre se lembrar de não colocar blusas ou calças de moletom para se aquecerem. “A roupa para correr na chuva deve ser própria para corrida. Nada de usar roupas de algodão, que absorvem mais água e impedem o corpo de transpirar. Além disso, o peso do tecido molhado pode causar lesões”, conta.

Em caso de terrenos irregulares, o cuidado com as freadas bruscas deve ser redobrado. “Mesmo usando um calçado adequado, as pessoas perdem o equilíbrio e deslizam por alguns tipos de piso. Essas manobras podem resultar em uma lesão grave”, finaliza o profissional.

Fonte: http://www.webrun.com.br/home/n/saiba-como-enfrentar-o-treino-mesmo-embaixo-de-chuva/14413

3 comentários:

  1. Grande Julian !!

    Otima materia, realmente treinar na chuva exige muito mais cautela e aquecimento.

    Forte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo,

      Particularmente não gosto de fazer exercício na chuva. Mas, para quem gosta ou precisa fazer é importante levar em consideração os cuidados para a atividade.

      Abraços,

      Julian

      Excluir
  2. Curitiba quase não chove né..rsrs

    Abs
    fabiojapa
    http://www.run2b.com.br

    ResponderExcluir

O teu comentário é muito importante, porém identifique-se.
(CF, art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato).

RESPONDEREI TODOS OS COMENTÁRIOS.
Volte mais tarde e veja a resposta