Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 2 de dezembro de 2012

17ª CORRIDA DO TINGUI - fotos



Julian
CORRIDA DO TINGUI
Dia 02 de dezembro de 2012 foi realizada a 17ª Corrida do Tingui, organizada pelo Tadeu, da Procorrer. Consta do Calendário de Corridas de Curitiba – 2012.
Nesta mesma data também teve a última etapa do Circuito Adidas – Verão. Em razão disso, menos corredores participaram da Corrida do Tingui. Houve uma divisão de público. Tradicionalmente a Corrida do Tingui é realizada no primeiro domingo do mês de dezembro.
Fazer a inscrição 2013?  Cliquei aqui.
A Adidas, que chegou a Curitiba no ano passado, marcou a corrida para a mesma data, com a aprovação da Secretaria de Esporte e Turismo da Prefeitura. Assim, neste final de semana aconteceram 2 corridas de rua em Curitiba.
Eu sempre gostei da Corrida do Tingui. Por 2 motivos optei em fazê-la, mesmo que a da Adidas seja uma ótima corrida também. Primeiro – considero esta corrida no quintal da minha casa. O Parque fica a 1Km. Sempre treino no parque, saindo direto de casa. Segundo – a medalha da Corrida do Tingui é muito bonita. É uma medalha grande que traz o número da etapa. Este ano foi a 17ª Corrida. Portanto, faz 17 anos que esta corrida existe. Além disso, considerei importante prestigiar a organização da prova que já faz parte do calendário de corridas de Curitiba, sempre no 1º domingo de dezembro. E ainda, esta foi a primeira corrida de rua que assisti (na época ainda não corria). Talvez tenha me motivado a correr.
A PROVA
Este ano teve uma mudança importante – passou a ter 10Km.  Nos anos anteriores a prova tinha 9,7Km. Para que isso fosse possível, foi mudado o lugar da largada. Até o ano passado a largada era depois da ponte. Neste ano foi posicionada antes da ponte. Assim, foi possível aumentar a distância em 300m, fechando os 10Km. Realmente, uma prova de 9,7Km era diferente e quebrava a referência que a maioria dos atletas têm em termos de distância, que é 10Km.
Outras 2 mudanças foram a corrida de 5Km e caminhada (não tinham antes).
A largada foi às 8h da manhã. Todos os corredores se posicionaram antes da linha, este ano com controle de passagem embaixo do portal largada.
Logo depois dos primeiros 300m inicia uma subida forte, com aproximadamente 800m. Esta subida surpreende muitos corredores. Pois, é logo no início e longa. Muitos chegam ao final dela andando. Superado este primeiro desafio o percurso segue até a Av. Manoel Ribas. Aí começa uma descida de uns 500m que prossegue depois que os corredores deixam a Av. Manoel Ribas e entram em uma rua rumo ao parque novamente.  Passa em frente à Trombini e mais uns 800m chega ao parque. Passa a ponte e entra à esquerda, na trilha do parque. Aí tinha o primeiro posto de água. Achei muito longe. Entre o Km 4 e 5. Terminada a volta nesta trilha tinha a chegada dos 5Km. Quem fez os 10Km, seguiu pela rua lateral ao parque, passando em frente ao Memorial Ucraniano (símbolo da Corrida do Tingui). O percurso pela rua é de cerca de 2Km. Quase no final deste percurso tinha o 2º ponto de água. Terminada a rua, virava à direita e pegava novamente as trilhas do parque para retornar ao ponto da largada/chegada. Este percurso por dentro do parque é todo entre as árvores. Bem gostoso em razão da sombra e do ar fresco. Embora tenha chovido muito na noite anterior, as trilhas estavam secas e não ofereciam risco aos corredores.
Depois do Km7 decidi diminuir o ritmo para esperar os amigos. O primeiro que chegou foi o Hibarino. Andamos bastante até que apareceu o Ari, já na entrada das trilhas, no final do parque, início do retorno para a chegada. Depois foi a Fabi e em seguida o Laércio e a Kate. Cruzamos a linha de chegada todos juntos. O tempo não poderia ser dos melhores – 1h07min. Valeu a festa. Muito gostosa. Alegria e confraternização.

Julian

Julian


Julian


Julian

Julian


Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian

Julian


Julian

Julian

Julian

Julian

Julian



16 comentários:

  1. Muito bom relato. Não sabia da mudança para 10K. Foi uma das razões para não ter feito (o fato de ser 9,7K).

    Até hoje no regulamento está 9,7K: http://www.procorrer.org.br/tingui/regulamento.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Adolfo,

      Neste ano a prova passou a ter a distância de 10Km.
      Achei que a alteração foi benéfica a todos.

      Abraços,

      Julian

      Excluir
  2. Olá. Bom dia, Julian. Meu nome é Alessandro Tadeu e também participei da corrida. Eu e alguns amigos comentamos muito a coincidência entre as datas das corridas do Tingui e da Adidas.
    Infelizmente, como você disse, isto gerou uma considerável diminuição dos participantes.
    Muito bom ver alguém comentando isto aqui na internet.
    No site da Procorrer postaram errado os resultados, publicando a lista da prova de 2011. Será que você sabe se irão corrigir isto? Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandro, não é que publicaram errado. É que ainda não publicaram. Aconteceu isso com a Corrida do Rebouças.

      Excluir
    2. Obrigado Adolfo! E vejo que agora já publicaram os resultados deste ano.
      Alessandro Tadeu

      Excluir
    3. Olá Alessandro,

      Acredito que esta competição não foi boa para ninguém. Porém, quem mais perdeu foram os corredores. Pois, tenho certeza que muitos atletas que estavam no Tingui ou na Adidas pretendiam participar das 2 provas.
      Espero que no ano que vem sejam em data diferentes.

      Obrigado pela participação.

      Abraços,

      Julian

      Excluir
    4. Alessandro,

      Entrei em contato com a Procorrer e o resultado deste ano será publicado até o início da tarde de hoje (03/12/2012).

      VAleu !


      Abraços,

      Julian

      Excluir
  3. Oi Julian!
    Ah, que pena, achei que iria participar da Adidas para tentar o tempo abaixo de 45 minutos nos 10k (e entrar no pelotão Quênia).

    Mas de qualquer forma, interessante essa do Tingui!
    Acabei tomando conhecimento dela somente no dia da prova, hehehe.

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Makoto,

      Gostaria de ter participado das duas provas. Porém, dei preferência à Corrida do Tingui pelos motivos que expressei no meu relato.
      Quem sabe tivesse conseguido superar meu tempo e mudar de pelotão. Não foi desta vez.
      A prova do Tingui é muito interessante e diferente. Algumas subidas e um longo percurso pelas trilhas do parque que passam por dentro da mata. Bem legal.

      Abraços,

      Julian

      Excluir
  4. Julian!
    Parabéns pelo blog!
    Parabéns pelas corridas!
    Gostei de saber que, além da Justiça do Trabalho, tu também corre por aí...
    Abraços.

    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos,

      Obrigado pelo contato.
      Tenho me empenhado para fazer o melhor nas corridas.
      Embora não represente o TRT, procuro motivar os clegas a participar de corridas também.

      Abraços,

      Julian

      Excluir
  5. Bom Dia Julien! Muito bacana seu relato da corrida! Só achei uma sacanagem o primeiro posto de água ser somente no km 4 ou 4,5 ainda mais depois do desgaste na subida logo na largada. Eu sou uma das joaninhas! A outra é minha amiga Jane Kitane, somos do grupo MADRUGUEIROS da academia Hype, visite e curta nossa fanpage no facebook. Abraço e boas corridas! Valdireni Vescovi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consegui encontrar o Grupo Madrugeiros no FB. Pode me dar alguma outra dica. :

      Abraçcos,

      Julian

      Excluir
  6. Olá Valdireni,

    Também achei que deveria ter um posto de água depois da subida. Mesmo que fosse logo no início da prova, mas o esforço para vencer o 1º Km pedia que tivesse atendimento com água. No mais, acredito que a organização foi muito boa.
    Vou entrar no Face para curtir da fanpage de vcs.
    Obrigado pelo contato.

    Abraços,

    Julian

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela prova Julian. E principalmente pela decisão em diminuir o ritmo e esperar os amigos. Se fosse comigo eu terminaria a prova e voltava depois para 'buscá-los'. hehe
    Abraço e boas corridas.


    tutta/Baleias/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

O teu comentário é muito importante, porém identifique-se.
(CF, art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato).

RESPONDEREI TODOS OS COMENTÁRIOS.
Volte mais tarde e veja a resposta