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quarta-feira, 15 de agosto de 2012

MELHOR TREINO DE CORRIDA

pace ideal - julian
RITMO CERTO – 5’20”
Uma pesquisa divulgada no encontro anual de 2012, em San Francisco, nos Estados Unidos, por especialistas da American College Of Sports Medicine - ACSM, a maior organização de medicina esportiva do mundo, aponta um pace de 5’20” por Km como o melhor ritmo de treino para se viver mais e com qualidade de vida.
Além deste pace, os pesquisadores indicam um limite máximo de 40Km por semana, divididos entre duas a cinco vezes ao longo de sete dias. De acordo com o estudo isto garantiria 19% a mais de vida em relação a quem não corre.
O mesmo estudo aponta que quanto mais rápido o atleta correr e mais quilometragem acumular, a partir da “dose certa”, menos vantagem ele levará sobre os sedentários.
Veja como ficam as melhores combinações. 
Portanto, para se tirar o melhor proveito da corrida é necessário dosar o tempo e a distância.
Para fazer um pace de 5’20”/Km, o ritmo de corrida seria em torno de 11,80Km/h. Um pouco abaixo de 12Km/h, que daria pace de 5’/km.
Neste ritmo, a maioria dos atletas amadores trabalhariam na faixa de 70% a 85% do FCMáx. É nesta faixa de FCMáx. que se queima mais gordura.
A tendência dos corredores que seguem um ritmo de 5’20”/Km é perderem peso. É isso que a maioria dos atletas amadores, especialmente as mulheres, procuram quando entram numa atividade física.
Fonte: revista O2/Agosto/2012.

13 comentários:

  1. Que loucura isso... Não quero emagrecer, quero ter uma performance melhor dentro do meu biotipo de corredora amadora ( beeem amadora ). Achei esse post bem intrigante. Abraço!

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  2. Olá Ingrid,
    Também fiquei um pouco confuso com o resultado do estudo.
    Ao que tudo indica o exercício deve ser mais lento do que normalmente a gente faz. Porque sempre procuramos o máximo para competir. Mas, cada um tem seu objetivo.
    A conclusão de que o treino a 11,80Km/h emagrece foi minha. Pois, segundo outras leituras trabalhar na faixa de 70 a 85% da FCMax. ajuda a emagrecer, pois queima gordura.
    Também fiquei um pouco intigrado com o resultado do estudo.
    Mas, vamos adiante.
    Carrendo e cuidando da saúde.

    Obrigado.

    Abraços,


    Julian

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  3. Oi Luana !

    Seria um pouco abaixo de 12km/h. Sei que nem todos conseguem fácil este desempenho. Porém, para outros é muito fácil. Um treino fraco.
    Cada um tem seu ritmo. Se conseguir ficar próximo dos 5'20" é o melhor, segundo o estudo.
    Obrigado pela participação.

    Abraços,

    Julian

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  4. Oi Julian!
    Vc tem o artigo completo? Pode me passar?
    Interessante e provocador esse assunto. Seria bom ler o artigo todo pra ver como foi feito o estudo e como chegaram nesse resultado.
    Vale lembrar que cada organismo é diferente. Pra vc, correr entre 70 e 85% da FC max é uma coisa. Pro Marílson Gomes é outra...
    Eu concordo com a km por semana. Não é necessário tanto volume, mesmo que se esteja treinando pra uma maratona.
    Continue postando assuntos assim. A discussão traz crescimento e conhecimento.
    Abraços
    Guilherme

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  5. Guilherme,

    Concordo com vc que cada organismo é diferente. Mas, acredito que se encaixa para a maioria dos corredores amadores. De qualquer forma, um acompanhamento profissional ajudará muito.
    A publicação está na Revista O2/agosto/2012, conforme indicado ao final da publicação. Não tem muitas informações além das que publiquei. Mas, vou tentar obter. Caso consiga, te repasso.
    Obrigado pelo incentivo.
    Continuamos correndo e nos encontrando.
    Abraços,
    Julian

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  6. Oi Julian,
    Analisando o resultado geral do estudo, eu até entendo, treinar além da capacidade, forte demais, nos aproxima dos profissionais e nos afasta da saúde. Agora este número mágico 5:20, deve ser uma média da população testada, mas tem que ser visto com bastante cuidado. Pra mim isso é ritmo de 5k e não um pace tranquilo. Agora correr só 2 vezes na semana está totalmente fora de cogitação, assim como deixar de comer uma picanha de vez em quando. Ah, e umas cervejinhas...
    Abraços

    Everton

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  7. Everton,

    Concordo contigo. Todo o estudo deve ser analisado e aplicado com ressalvas a cada caso. Porém, é senso comum que treinar muito forte ou demais não faz bem aos atletas amadores.
    Tambpém concordo que não devemos abrir mão de tudo só porque decidimos fazer uma atividade física. Aí nos tornamos "chatos".
    Temos que ter prazer no que estamos fazendo. É isso que penso.

    Obrigado pela participaçao.

    Julian

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  8. Vi que seus comentários também estão meio contra o artigo que você mesmo publicou em seu bolg. A pergunta: por que publicá-lo?!
    Além disso, estipular um pace (no caso 5:20/km) é mesma coisa que falar que um veículo só poderá rodar à 80km, indiferente de qual a situação da estrada, o modelo do carro,... Imagino uma pessoa obesa rodando à mais de 10km/h!!!!
    E correção... 6'/km, é o equivalente à 10km/h (e não 12km/h, que é igual à 5'/km).
    Obs.: Para mim esse ritmo NÃO É O IDEAL, pois o que busco é outra coisa (não iniciei a prática esportiva pensando em perder peso - nesse caso acho que eu sumiria, rsrsrs).
    Att.
    César Condrati
    http://condrati.blogspot.com

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  9. Cesar,
    Obrigado pela contribuição.
    Você observou bem quanto ao meu posicionamento sobre o conteúdo do artigo publicado. É isso mesmo. Nem sempre concordo com o que publico, tendo em vista que o artigo não é meu e sim extraído de uma revista especializada, conforme créditos publicados ao final do post.
    A resposta a tua pergunta (por que publicá-lo ?): a publicação tem o objetivo de dar conhecimento ao estudo de uma organização mundial, especializada em medicina esportiva. Pode ser que existam outros estudos. Mas, acredito que seja importante que todos tenham conheçam a informação. Cada um decidirá quanto ao seu uso ou não.
    Em relação a utilizar um pace específico, no caso 5'20", diz respeito ao melhor resultado do exercício físico. Porém, a tabela traz outros paces, com resultados diferentes, com menos benefícios. Vou usar o mesmo comparativo (veículo) para exemplificar o caso. Você pode usar um veículo da forma que entender conveniente, porém no manual dele estará indicado qual é o melhor resultado em relação ao consumo de combustível, por exemplo, quanto ao giro do motor e a marcha mais apropriados. Se o condutor aumentar o giro do motor e a velocidade, irá aumentar o consumo de combustível.
    Agradeço muito a tua contribuição positiva. Deste modo podemos refletir melhor. Opiniões diferentes nos fazem crescer.
    Agradeço, também, a correção de cálculo.
    Pelo que disse, este artigo não te ajuda. Há várias formas de tirar proveito da atividade física. Você poderá trocar gordura por massa muscular, sem perder peso. Para isso, é indicado que procure um profissional da área.
    Valeu pela contribuição.
    Abraços,

    Julian

    Obs: estou seguindo o teu blog e te adicionei nos meus blogs também.

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  10. Interessante esse estudo, meu ritmo de treino é pace de 05:45 +-, inclusive é meu ritmo em competição também.

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    Respostas
    1. Olá Lelo,

      Que bom que vc já consegue desenvolver e está adequado ao que indica o estudo.

      Valeu !

      Julian

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