Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 21 de junho de 2012

COMEÇAR - 7

Chegou o dia da primeira prova.
Você se preparou com o devido treinamento e percebeu que correr não é uma missão impossível e se arriscou fazer seus primeiros 5km.
Essa será a primeira de muitas outras provas.
Neste momento surgem algumas dúvidas. Então,  vamos repassar alguns itens importantes para uma boa prova:

Levante uma hora antes do horário previsto para sair de casa.

Horário – confirme a hora da largada e planeje-se para estar no local com pelo menos 30min de antecedência. Algumas provas fazem a entrega do kit antes da largada. Neste caso, chegue ao local com pelo menos 1 hora de antecedência. Este tempo será necessário para retirar o kit, preparar a camiseta e colocar o chip. Tenha cuidado para não perdê-lo.

Alimentação - alimente-se pelo menos uma hora antes da largada para ter tempo de fazer a digestão e ir ao banheiro. A alimentação deve ser leve. Poderá comer carboidratos (pão, bolachas simples, etc...) e tomar um suco. Poderá, também, comer alguma fruta. Mel é bastante indicado, por conter alta taxa de glicose. Não exagere neste momento. Faça uma refeição leve, senão irá correr “conversando” com o estômago.

Tênis – separe um par de tênis que já tenha usado antes. Nunca estreie um par de tênis numa prova. Embora possam ser confortáveis, podem incomodar numa prova. Então, teste o tênis em treinos, antes da usar numa prova.

Filtro solar – item obrigatório para provas ao ar livre.

Outros itens - além da camiseta, tênis e o shorts, você poderá usar boné e óculos. Estes itens são uma escolha pessoal. Alguns não se sentem bem correndo com óculos, por exemplo. Faça o teste em treinos e decida se irá usar ou não.

Aquecimento - quinze minutos antes da largada corra de um lado para o outro, dê uns pequenos saltos, faça trotes. Alongue-se também. A maioria das provas fazem um alongamento coletivo antes do início.

Concentre-se - esse é um momento muito pessoal e seu. Mentalize uma boa corrida, onde você participa, juntando-se aos demais corredores, com alegria e descontração. Agradeça por estar ali e poder correr cada metro.

Posicione-se – entre no espaço reservado aos atletas para a largada. Este espaço é só teu e dos demais corredores. Um privilégio. Posicione-se de acordo com o teu ritmo de corrida. Isso fará diferença para você e para os demais corredores, pois não haverá tumulto de ultrapassagem na largada. Não se preocupe com a distância da linha de largada. A maioria das corridas considera apenas o tempo líquido da prova, ou seja, o tempo somente será marcado a partir da passagem pela linha de largada, quando o teu chip será identificado eletronicamente.
Ajuste a música, o relógio, a roupa. Olhe para os lados e veja quem correrá com você pelos próximos trinta, quarenta, sessenta minutos.
Espere o sinal da largada. E corra!
No final receba, com orgulho, o abraço de quem ficou te esperando e a medalha de participação.
Tenha certeza que esta será a primeira de muitas corridas. Você já é um vencedor.
Esta corrida ficará marcada de forma indelével.
Será objeto de comentários por muito tempo.
Lembro da minha primeira corrida, em 2010.
Sempre brincava com os amigos: tenho medo de ser alcançado pela "kombi" da organização, recolhendo os retardatários.
E lembre-se: é importante terminar na frente da âmbulância, nunca dentro dela...

Com esta publicação encerro a séria "COMEÇAR".
O objetivo foi dar algumas dicas àqueles que tem interesse em começar nesta atividade física que é a corrida.

Foram oito publicações e espero que tenham ajudado a todos os que se interessaram em ler e, mais, tenha despertado o atleta dentro de algum leitor.

Ficaria muito grato em receber comentários de quanto este trabalho ajudou.

E se alguém iniciou na corrida depois de ler estas dicas, me conte como foi. Será muito gratificante. Aventure-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O teu comentário é muito importante, porém identifique-se.
(CF, art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato).

RESPONDEREI TODOS OS COMENTÁRIOS.
Volte mais tarde e veja a resposta