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sexta-feira, 1 de junho de 2012

COMEÇAR - 2

JÁ COMEÇOU A CORRER ? AINDA NÃO ? TEM DÚVIDAS ?
Algumas vezes surgem dúvidas de como deve ser o início da atividade de correr.
Há motivação para começar, porém falta a prática de como fazer.
Escolhe-se o local e sai correndo ?
Quanto tempo deve durar o exercício ?
Com o que frequência correr ?
Assim, vou sugerir algumas dicas de treinos que, possivelmente, serão úteis neste momento.
Sugestão de treino para iniciantes.
Todos os especialistas são unânimes em aconselhar a qualquer pessoa que intente a começar um treino de corrida a pegar leve. Cada um tem seu ritmo próprio e sair correndo meia hora sem parar só ajuda o corpo a ganhar uma série de lesões. Veja a seguir algumas dicas de treinos para iniciantes. Mas, lembre-se, é fundamental a avaliação médica antes do início de qualquer atividade física!

Treino 1
1ª Semana: Faça caminhadas de 30 minutos, pelo menos três vezes por semana (distribuídas pela semana, por ex: um dia sim, outro não).
2ª Semana: Continue caminhando, mas intercale caminhadas diárias de 40 e 50 minutos.
3ª Semana: Se você já se sentir adaptado ao exercício, volte para 30 minutos de caminhadas, intercalando 5 minutos andando e 2 minutos de corrida.
4ª Semana: Mantenha o tempo total de 30 minutos de caminhadas, mas aumente o tempo das corridas. Você pode variar de 5 minutos de caminhada e 3 de corridas ou 5 minutos de caminhada e 4 de corrida.

Treino 2
1ª Semana: Comece caminhando 5 minutos e correndo 5 minutos, intercalando os exercícios durante 30 minutos, de 3 a 5 vezes por semana.
2ª Semana: Mantenha o ritmo para que seu organismo de adapte ao exercício.
3ª Semana: Se você já se sente confortável, aumente para 10 minutos de caminhada e 10 minutos de corrida, durante 30 minutos.
4ª Semana: Você pode aumentar novamente o tempo de corrida, desde que se sinta seguro. A idéia é que o aumento seja progressivo, respeitando suas limitações, até que você consiga correr os 30 minutos.

Treino 3
1ª Semana: Comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 9 minutos caminhando e 1 minuto correndo. Faça isso duas vezes.
2ª Semana: Comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 8 minutos caminhando e 2 minutos correndo. Faça isso duas vezes.
1ª Semana: Comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 7 minutos caminhando e 3 minutos correndo. Faça isso duas vezes.
2ª Semana: Comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 6 minutos caminhando e 4 minutos correndo. Faça isso duas vezes.

Acima estão três sugestões de treinos para iniciantes.
A provável pergunta é: qual escolho para começar ?
Dependerá do teu condicionamento físico.
Se faz muito tempo que não pratica atividade física escolha o Treino 1,  mais leve.

Não esqueça: aqueça-se antes e alongue-se depois do exercício físico.

Bons treinos.
fonte: assessocor.com.br

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