quarta-feira, 27 de junho de 2012

MAIORES MARATONAS DO MUNDO

As cinco maiores maratonas do mundo, chamadas também de TOP5 ou Five Major são: Berlim, Boston, Chicago, Londres e Nova York.
Não há ordem de importância entre elas, embora cada uma tenha sua história, que pode se traduzir como um diferencial.

Maiores do Mundo
1 - Maratona de Boston: tradicionalmente realizada em "Patriots Day" (feriado nacional  nos EUA), a Maratona de Boston é considerada, por muitos, como a original e melhor e também a mais difícil.
Realizada em abril.
Limite de participantes: 25.000 atletas.

domingo, 24 de junho de 2012

MEIA MARATONA DE CURITIBA - Fotos


Meia Maratona de CuritibaMEIA MARATONA DE CURITIBA
Hoje, 24-06-2012, foi realizada a 2ª Meia Maratona de Curitiba.
A largada foi às 7h15min, pontualmente, em frente ao Museu Oscar Niemeyer, quando estava começando amanhecer. A maioria da cidade dormia. Alguns milhares de corredores se reuniam para o início de um desafio que, para a maioria, era pessoal, sem qualquer pretensáo de competir.
Encontrei vários amigos, antes, durante e no final da prova. Alguns que nos me lembro agora: Marcos, Hibarino, Alexandre, Ari, Laércio, Eduardo (s), Thatiane, Celice, Ernesto (Paranaguá). Para se inscrever na meia 2013 clique aqui

sexta-feira, 22 de junho de 2012

MEIA MARATONA DE CURITIBA

Domingo, dia 24/06/2012 será realizada a 2ª Meia Maratona de Curitiba - 2012.
Veja os horários das largadas e outras informações importantes.
Desta participarei.
Alguns amigos que também participarão: Marcos Nicola, Alexandre Hibarino, Laercio Ferreira, Ari Paulin, Alexandre Nishimura, Edson Oyola (estes dois últimos participarão em revezamento).

quinta-feira, 21 de junho de 2012

COMEÇAR - 7

Chegou o dia da primeira prova.
Você se preparou com o devido treinamento e percebeu que correr não é uma missão impossível e se arriscou fazer seus primeiros 5km.
Essa será a primeira de muitas outras provas.
Neste momento surgem algumas dúvidas. Então,  vamos repassar alguns itens importantes para uma boa prova:

quarta-feira, 20 de junho de 2012

COMEÇAR - 6

A PRIMEIRA PROVA
Depois de algum tempo de treino é natural que dê vontade de participar de uma prova.
Afinal de contas, você está a fim de testar o que praticou.
A primeira prova, geralmente, é de 5Km.
Há centenas de provas por todo o Brasil. Então não será difícil escolher uma para iniciar.
Se precisar de alguma dica pode consultar o Calendário de Corridas de Curitiba - 2013. Lá estão listadas as principais provas que se

terça-feira, 19 de junho de 2012

REVEZAMENTO DAS NASCENTES - PREPARATIVOS

revezamento das nascentes
Para ver as fotos e relato da corrida clique aqui

No dia 29 de julho de 2012, será realizado a 8ª Corrida de Revezamento das Nascentes do Iguaçu  que tem por objetivo divulgar as peculiaridades turísticas, naturais e ambientais de Curitiba e Região Metropolitana.
A 8ª Corrida de Revezamento das Nascentes do Iguaçu se desenvolve ao longo de nove municípios cortados pelos afluentes do Rio Iguaçu (Irai, Palmital, Atuba, Barigui e Passaúna), percorrendo caminhos com paisagens campestres e de natureza exuberante.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

LUA CHEIA - 6ª etapa - fotos

No dia 13/06/2012, foi realizada a 6ª etapa do Circuito de Corridas da Lua Cheia, disputada no Parque Tingui - Curitiba-PR.
A prova mais tradicional do Paraná. Foi 52º Corrida.
Houve necessidade de adiamento da prova que, originalmente, estava prevista para ser no dia 06/06/2012, em razão da chuva.
Estive presente, acompanhando os amigos e colegas que foram participar.
Encontrei o meu amigo Luiz, do blog corridasdoluizz, que iniciou em corridas nesta prova, em janeiro/2012 e fez todas as etapas deste ano. Está feliz por quebrar "record" e superar uma séries de limites. Continue sempre firme e determinado.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

COMEÇAR - 5

ZONAS DE TREINAMENTO
Para ter um treino de qualidade é importante definr o ritmo das passadas.
Embora a corrida seja um exercício livre, ganhar as pistas de um parque numa manhã ensolarada exige um "estudo" premeditado do tipo de treino que irá fazer e o respectivo ritmo.
As Zonas de Treinamento estão relacionadas à freqüência cardíaca.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

COMEÇAR - 4

ALIMENTAÇÃO
A alimentação pode influenciar no teu novo estilo de vida (lembre-se que decidiu fazer uma atividade física - corrida).
Saber o que está comendo e a quantidade que deve comer é fundamental para uma alimentação saudável.
Por isso é importante conhecer os grupos alimentares e o que significada cada um deles.

CARBOIDRATOS
Principais fontes de energia. Responsáveis pela contração muscular e integridade funcional do tecido nervoso.

terça-feira, 5 de junho de 2012

COMEÇAR - 3

MOTIVAÇÃO
Você já decidiu que irá fazer exercício físico e será corrida.
A partir das dicas anteriores podemos avançar um pouco.
Hoje vamos falar de motivação. Encontre a sua.
Todo o começo é difícil e não existe milagre, já dissemos.
Para que tudo isso fique um pouco mais fácil e agradável, algumas dicas são importantes.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

COMEÇAR - 2

JÁ COMEÇOU A CORRER ? AINDA NÃO ? TEM DÚVIDAS ?
Algumas vezes surgem dúvidas de como deve ser o início da atividade de correr.
Há motivação para começar, porém falta a prática de como fazer.
Escolhe-se o local e sai correndo ?
Quanto tempo deve durar o exercício ?
Com o que frequência correr ?
Assim, vou sugerir algumas dicas de treinos que, possivelmente, serão úteis neste momento.