Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 26 de março de 2012

ATIVIDADE FÍSICA - DICAS

Se você tem vontade de começar caminhar ou correr, o primeiro passo será fazer uma consulta ao médico e falar para ele sobre a tua intenção de iniciar uma atividade física. O segundo passo será descobrir o teu tipo de pisada para que possa escolher um tênis adequado. Um dos itens importantes para a prática é a aquisição de um tênis que minimize o impacto com o solo. Tanto a caminhada como a corrida são esportes de alto impacto nas articulações, principalmente, dos joelhos. Por isso, a importância da escolha de um bom tênis. Aliás, o único item que requer algum cuidado na escolha e algumas vezes é um pouco mais caro.
 Como os tipos de pisada são determinados pelas características anatômicas, como a flexibilidade do tornozelo, formato do pé, entre outros, o uso de um tênis não apropriado pode acarretar futuras lesões nas articulações.
Tipos de pisadas:

- Pisada pronada: na pisada pronada, o indivíduo vai tocar o solo com a parte externa do calcanhar ao pisar e rolar o pé, em seguida, para dentro de forma acentuada. Termina a pisada perto do dedinho. É a passada mais comum entre os corredores.
- Pisada supinada: na pisada supinada, o pé toca o solo com o lado externo do calcanhar e continua esse contato com o chão do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho. Esse tipo de pisada é mais raro, estima-se que apenas 5% das pessoas possuem pisada supinada.
- Pisada neutra:  na pisada neutra, o pé toca o solo com o lado externo do calcanhar e, em seguida, para dentro de forma moderada, terminando o movimento com a planta do pé.
Para ter certeza de qual é o seu tipo de pisada, consulte um médico ou procure a loja da procorrer em Curitiba para fazer o “teste da pisada”.
No site da procorrer também tem algumas dicas importantes que podem ajudar.


Um comentário:

O teu comentário é muito importante, porém identifique-se.
(CF, art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato).

RESPONDEREI TODOS OS COMENTÁRIOS.
Volte mais tarde e veja a resposta