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sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

PERSISTÊNCIA - DICAS

É comum ver corredores iniciantes que após alguns meses de treino ou da primeira disputa, desistem da atividade física, seja por preguiça, incentivo, falta de orientação adequada, de tempo, de objetivos ou até de condições físicas. Entretanto, é possível sim se manter motivado, e ainda evoluir, nessa prática por um longo período de tempo - ou pela vida toda, basta seguir algumas dicas e traçar um bom planejamento.
1 - Mantenha-se motivado
Persistência e paciência são as palavras chaves para se manter motivado no esporte. Isso porque no início é preciso calma para chegar no objetivo almejado. “Não tente começar tudo de uma vez,


comece com a caminhada, depois que já correr, vá acrescentando musculação e posteriormente faça um ajuste na alimentação. Tudo com a ajuda de profissionais da área”, indica Leandro Sandoval, diretor técnico da Life Training Assessoria Esportiva. Portanto, é preciso traçar metas. “Primeiro passo deve-se focar num objetivo grande, como uma prova de 10 km, com isso o corredor passará pela caminhada de 5 km, corrida de 5 km e depois treino para a prova foco”, complementa Sandoval.

Outra dica para não se desestimular é procurar amigos estejam no mesmo ritmo ou chamar alguém para começar com você, assim será possível ter um treino mais divertido, dinâmico e com mais omprometimento, por estar envolvendo as metas de outra pessoa, por exemplo. Procurar uma assessoria esportiva e se aproximar de alunos com o mesmo nível, objetivos parecidos e afinidades, também é uma boa opção. Afinal, a corrida pode aproximar as pessoas e proporcionar novas amizades, o que garante mais estímulo para se manter na atividade.

Além disso, os ambientes influenciam muito nesse estímulo. Correr ouvindo música pode ser uma ótima opção para relaxar a mente e o corpo, mas o cuidado está no ritmo, tanto do som quanto das passadas. Opte por músicas que não acelerem demais seu ritmo de treino, mas que também não te desanimem, pois elas servem para ajudar na corrida. Variar os locais de treinos e provas também são boas dicas. Afinal, correr com uma paisagem diferente do habitual é bem mais motivador do que percorrer os mesmos lugares. Lembre-se também dos horários, experimente uma corrida noturna, caso você seja um corredor de treinos matinais, apenas para mudar a rotina.

2 - Foco no desempenho

Regularidade e força de vontade são muito importantes na corrida, porém todo cuidado é pouco em relação à empolgação. Essa ansiedade por atingir certo tempo ou velocidade, pode ser tão grande que cria uma barreira neste caminho. E se algo não dá certo, logo pode bater a vontade de desistir. Portanto, não exagere nos treinos achando que isso irá melhorar sua performance, pois não vai. “É importante respeitar cada fase dos treinamentos, principalmente no começo. O atleta deve aproveitar esse período adaptativo e os resultados que são obtidos a cada ciclo”, aconselha Sandro Figueiredo, diretor técnico da Treinamento Esportivo Sandro Performance. “Assim, pode-se evitar lesões, que são uma das principais causas de afastamento dos treinamentos”, acrescenta.
Portanto, outro ponto importante, especialmente para os iniciantes na atividade, é a orientação de um profissional de Educação Física. O treinador pode auxiliar na hora de regular os exercícios e traçar as planilhas de treinamento, de acordo com a prova-alvo ou com as metas do atleta. “É de suma importância uma orientação profissional para que o atleta não cometa exageros com relação ao volume, intensidade e descanso. Para assim, obter benefícios de forma positiva”, finaliza Figueiredo.

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