quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

VELOCIDADE - COMO ADQUIRIR

Tipos de treinos
Quando se fala de velocidade em corridas de fundo, esta-se, na verdade, referindo-se ao aumento da capacidade de desempenho da resistência, uma vez que se deseja correr mais rápido os percursos de 5 km, 10 km e até maratonas. Alguns métodos já estão consagrados para a melhoria do desempenho nas corridas de fundo. São eles:

Intervalado

São períodos de corrida com intensidade elevada (conhecido por todos como tiros), com intensidade acima de 80% do limite do atleta, podendo chegar a 100%, associados a períodos de recuperação passiva ou ativa (trotando, caminhando ou parado).

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ALIMENTACAO NO FINAL DE ANO

Algumas vezes e difícil resistir aquelas delicias de final de ano. Não tem mesmo como deixar de experimentar, seja as excelentes opções industrializadas ou os quitutes preparados pela família. Estas delicias depois nos deixam "de consciência pesada". E se nos privarmos de tudo também podemos nos tornar os chatos da festa. Então, o que fazer? Uma dica e não exagerar. Podemos comer e beber de tudo, desde que com moderação. Um artigo da algumas dicas de como nos comportarmos nestes momentos. Vejam em: http://www.webrun.com.br/corridasderua/n/saiba-como-driblar-erros-de-nutricao-comuns-no-final-de-ano/13097 Boas Festas todos, sem peso na consciência e muito menos na balança.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

CUIDADOS AO COMPRAR O TÊNIS

O TÊNIS CUIDA DE DOIS ASPECTOS MUITO IMPORTANTES NO EXERCÍCIO:
Amortece o impacto gerado pela força de reação do solo a cada contato do pé com o chão
Estabiliza os movimentos, ou seja, controla os pés, evitando, por exemplo, a exagerada adução ou abdução deles.

O MODELO DE TÊNIS “CERTO” DEVE RESPEITAR:
A morfologia do pé (plano, arqueado ou normal) de cada atleta x O padrão de passada (forma de pisar do pronador, supinador ou neutro) Ele servirá para os vários tipos de solo em que o corredor for treinar: o duro (asfalto, cimento, etc) ou o mole ou moderado (grama, areia, borracha, etc).

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A PRIMEIRA PROVA

Como correr primeira prova?...
Todo corredor, quando se inicia no circuito de provas de corrida, fica com muitas dúvidas. O objetivo deste artigo é tentar ajudá-los a resolvê-las da melhor forma. Como correr? Qual o ritmo ideal? Devo fazer um aquecimento, correr um pouco antes da prova? E depois da prova, o que fazer? Essas são algumas das muitas perguntas que constantemente me vejo respondendo e acredito que o importante mesmo é levar em consideração algumas variáveis. Vamos a elas:

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

CORRIDA DE REVEZAMENTO ENTRE PARQUES DE CURITIBA

Já estão abertas as inscrições para a Corrida de Revezamento Entre Parques de Curitiba.
O(a)s atletas interessados em formar equipes devem se apressar.
Pois este evento é bastante concorrido e as inscrições costumam acabar bem antes do término previsto.
Transcrevo abaixo parte do regulamento para conhecimento das regras:

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

PERSISTÊNCIA - DICAS

É comum ver corredores iniciantes que após alguns meses de treino ou da primeira disputa, desistem da atividade física, seja por preguiça, incentivo, falta de orientação adequada, de tempo, de objetivos ou até de condições físicas. Entretanto, é possível sim se manter motivado, e ainda evoluir, nessa prática por um longo período de tempo - ou pela vida toda, basta seguir algumas dicas e traçar um bom planejamento.
1 - Mantenha-se motivado
Persistência e paciência são as palavras chaves para se manter motivado no esporte. Isso porque no início é preciso calma para chegar no objetivo almejado. “Não tente começar tudo de uma vez,

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

MARATONA DE NOVA YORK - INSCRIÇÃO

A organização Corredores de Rua de Nova York (NYRR), responsável pela realização da célebre maratona nova-iorquina, anunciou mudanças no sistema de inscrições para a prova. No domingo (27/11), a NYRR divulgou que a política de vagas para os candidatos à participação na Maratona foi revista.

A procura pelas vagas na Maratona de Nova York é tão grande que as inscrições não funcionam como na maioria das provas. Há um sorteio entre os interessados para definir quem poderá se inscrever. Além disso, existem as vagas garantidas por classificação, que obedecem diversos critérios.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

7 DICAS PARA INICIANTES

1.O que é melhor: correr ou caminhar?
Os dois são ótimos, desde que sejam praticados com prazer e freqüência. Quem tem alguma limitação física normalmente prefere a caminhada. Por ser mais leve, ela á indicada para quem está saindo do sedentarismo. Os passos em ritmo mais devagar permitem ao corpo ir se acostumando com a respiração e a postura corretas.
Mas a perda de peso acontece de forma mais rápida com a corrida, que queima mais calorias. Só comece a praticá-la, entretanto, depois de fazer todas as avaliações físicas e receber autorização do seu médico.


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

TESTE DA PISADA +

A PROCORRER disponibilizou um link que ajuda a descobrir e entender o tipo de pisada.
É fundamental saber o tipo de pisada antes de escolher e comprar o tênis para corrida.
Mas, não só para isso. Serve também para a escolha do calçado de uso diário.
Importante: o desgaste do solado não serve para análise da pisada.
Para quem quer saber mais, veja em:
http://www.procorrer.com.br/portal/tenis-ideal/?origem=new_dez01&utm_source=procorrer&utm_medium=e-mail&utm_content=lan_nov&utm_campaign=new_dez01