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terça-feira, 25 de outubro de 2011

MOTIVOS PARA ESCOLHER FAZER CORRIDAS

O Brasil tem 4,5 milhões de praticantes de corrida, segundo pesquisa do Ibope.
Mas, por que a corrida se tornou a queridinha entre os exercícios físicos ?
A corrida traz uma série de benefícios que ultrapassam o plano físico.
Além de emagrecer, previne uma série de doenças, como hipertensão e diabates.
Quem corre tem maior chances de sorrir mais, pois ela aumenta a autoestima e o bem-estar.
Outros motivos que levam as passoas optarem pela corrida:


1 - DEMOCÁTICA
Costumo dizer que a corrida é o exercício mais democrático.
Qualquer pessoa pode correr, desde que respeite os seus limites.
Aqui é importante lembrar da necessidade da avaliação médica antes de começar a correr.
Mas, você pode treinar sozinho, em qualquer lugar. Na rua, no parque, na estrada, no jardim, etc...
Não precisa de muito investimento.
Uma camiseta, um calção (short), um  tênis e protetor solar. Óculos, som, boné, etc..., são opcionais.
O tênis, possivelmente, seja o item que ncessite um pouco mais de atenção quanto
à qualidade, pois ele irá amortecer o impacto do corpo com o solo.
Assim, é importante escolher um tênis que tenha alguma tecnologia aplicada à corrida.
E antes de comprá-lo faça o teste da sua pisada.
O que é isso?
Cada pessoa pisa de um jeito.
A pisada pode ser neutra, supinada ou pronada.
É fácil fazer o teste para saber qual a sua pisada.
A maioria das lojas de material esportivo para corredores oferece este serviço, sem custo.
É claro que depois a intenção é vender o tênis certo.

2 - EMAGRECE
Uma hora de corrida, sendo metade do tempo em frequência cardíaca máxima, consome, em média, 600 calorias. Isso ajuda a combater o sobrepeso.
Para saber sua frequência cardíaca mínima e máxima, basta seguir a seguinte fórmula:

(220 - sua idade) x 0.6 = frequência cardíaca mínima
(220 - sua idade) x 0.8 = frequência cardíaca máxima

Por exemplo, se a pessoa tem 30 anos, sua frequência cardíaca durante o exercício pode variar de 114 a 152 batimentos por minuto.
Esta é uma forma simples de encontrar a frequência mínima e máxima. Qualquer dúvida, consulte o seu médico.

3 - AUMENTA A FORÇA
Quem corre, tem toda a musculatura inferior trabalhada, o que inclui pernas, glúteos e abdômen.

4 - CONDICIONAMENTO FÍSICO
Depois de duas ou três semanas de corrida já é possível sentir a melhora do condicionamento físico. Subir escadas e afazeres corriqueiros tornam-se mais fáceis e prazerosos.

5 - CONTROLA DOENÇAS
Diabetes, hipertensão, asma e colesterol alto são algumas doenças que podem ser mantidas sob controle, com ajuda da corrida. Isso graças ao condicionamento físico que a atividade proporciona. Sendo uma atividade aeróbica, a corrida de longa duração e baixa intensidade condiciona o coração.
A prática da corrida por diabéticos pode, em alguns casos, dispensar o uso do remédio de controle da doença. Se não for possível dispensar o seu uso, pode ser diminuído, em razão de que, com a corrida, se torna mais efetivo.

6 - PREVINE A OSTEOPOROSE
Correr propicia a calcificação óssea, ou seja, quem corre diminui as chances de ter osteoporose. O impacto gerado pela corrida, desde que seguro, fortifica os ossos. Por isso, a importância do tênis certo para correr

7 - AUMENTA O BEM-ESTAR
A produção de endorfina decorrente da corrida é a principal responsável pela sensação de bem-estar.
O fato de ser praticada ao ar livre potencializa ainda mais a sensação de bem-estar e diminui desânimo, já que não dá muito espaço para monotonia. 

8 - AUMENTA O BOM HUMOR
A endorfina também é responsável pelo desenvolvimento de um humor estável para os que praticam esporte regularmente. Ela deixa a pessoa tranquila e bem-humorada. O que pode acontecer, às vezes, é que, quando não é possivle praticar esporte, esta pessoa fica mal-humorada.
O bem-estar também combate o estresse. 

9 - AUMENTA A AUTOESTIMA
Por ser um esporte de superação, quando o corredor consegue superar a si mesmo, a eleva a sua autoestima, uma vez que a pessoa sabe quanta disciplina e esforço foram necessários para atingir um o objetivo. O espelho também ajuda. Quando não se exerga mais aqueles pneuzinhos ou, entrar naquela calça, que estava aposentada há algum tempo é muito gratificante. Muitos pontos para a autoestima.
Além disso, combate à depressão.
10 - AUMENTA O CICLO DE AMIZADES
Nas corridas você conhece pessoas que compartilham objetivos semelhantes aos teus. A maioria dos corredores não está na prova competindo para vencer mas, competindo com si mesmo. O objetivo é melhorar o seu tempo. É a superação. Neste sentido, ninguém deixará de incentivar o companheiro quando o desânimo bater ou quando acontecer algum problema e "quabrar". Também não tem brigas. As pessoas são solidárias, uma ajuda a outra.
É muito comum fazer amigos a partir de conversas sobre corridas, antes e depois das provas.

Aqui foram relacionados 10 motivos porque as pessoas escolhem a corrida como forma de se exercitar.
Pode haver outros tantos, porém, acredito que estes representam os mais importantes.
É por isso que a cada ano aumenta o número de corredores.
Para quem ainda não começou, ainda dá tempo. Porque não tem idade. Basta saúde e força de vontade.

2 comentários:

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